Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tartaruga rara e centenária foi resgatada no Vietname

A tartaruga gigante-de-carapaça-mole (Rafetus Swinhoei), uma espécie altamente ameaçada e que pesa aproximadamente 200 quilos, foi finalmente resgatada do poluído lago Hoan Kiem, no Vietnam, após um esforço de tentativa de salvamento de meses, por parte das autoridades vietnamitas.

O animal sofreu ferimentos sucessivos na sequência dos ganchos utilizados na pesca. Esta tartaruga é muito importante para o país em termos culturais, devido a uma lenda contada às crianças. É raramente vista à superfície e, por isso, quando aparece, é um momento considerado bastante auspicioso.
Contudo, nos últimos meses tem sido vista mais frequentemente, ao que tudo indica, devido a problemas de saúde. A sua situação chamou a atenção do governo de Hanói, que criou uma equipa especial para tratar do animal, segundo adiantou a agência de notícias do Vietnam.

Estima-se que o animal tenha mais de 100 anos e é apenas uma das quatro tartarugas conhecidas desta espécie. Duas estão na China e a quarta vive numa outra zona do lago de Hanói. Este é um dos animais mais ameaçados do mundo e sabe-se muito pouco sobre eles. Existe mesmo o Programa Tartaruga Asiática, um grupo de investigação e conservação que se dedica a esta espécie.

Participaram 50 pessoas na missão de salvamento, que decorreu no lagon Kiem, em Hanói. Com a ajuda de barcos e redes, a tartaruga pôde ser entregue aos cuidados de especialistas. Acredita-se que o débil estado de saúde da Rafetus Swinhoei se deva à poluição do lago Hoan Kiem e pela acção de pescadores e de outras tartarugas menores.

Lenda
Reza a história que, no século XV, o líder rebelde Le Loi usou uma espada mágica para expulsar os invasores chineses e fundou uma dinastia com o seu nome. Um dia, Le Loi, que acabou por se tornar imperador, foi andar de barco num lago. Durante o passeio, uma tartaruga tirou-lhe a espada mágica e levou-a para o fundo do lago para que possa ser utilizada sempre que o Vietnam precisar, mantendo-se sua guardiã. O artefacto terá sido usado na conquista da independência face à Dinastia Ming, da China.

Sem comentários:

Enviar um comentário